30 de mar de 2011

''ECOLOGICAMENTE CORRETO''

Muito se fala atualmente em ser ecologicamente correto, cuidar da natureza, mas nem todos sabem como fazer para estar realmente sendo correto com a natureza. Saiba que cada pequeno ato, daqueles que aprendemos desde criança como por exemplo não jogar lixo no chão, já é um passo para colaborar com a saúde da natureza e do mundo em que vivemos.

Atire o primeiro papel amassado quem nunca jogou uma embalagem de picolé na rua. 
O fato é que a consciência ambiental mudou muito nos últimos anos. Mérito nosso que descuidamos do planeta e hoje sentimos, no clima e na pele, o resultado do aquecimento global. Se antes ninguém fazia nada por comodidade, agora ficou escancarado que este é um problema de todos. É claro que você não precisa ser um ativista do Greenpeace, nem trabalhar para a WWF para fazer a sua parte. Pequenas mudanças individuais podem dar um grande resultado. Isso é sinônimo de civilidade e elegância. 
Afinal, nada mais chique do que cuidar bem do patrimônio mundial.

> Em casa ou no trabalho adote os coletores de lixo específicos e separe seu lixo. Por exemplo, uma embalagem plástica leva uns 500 anos para ser decomposta, mas se você separa, ela volta para a fábrica e vira outro produto.

> Água; esse é um recurso que mesmo caindo do céu está se esgotando, por isso faça o uso consciente. É muito brega usar mangueira para varrer a calçada. Vá de vassoura para tirar a sujeira e só depois enxágüe o chão. Acabe com vazamentos e torneiras pingando. Quando escovar os dentes, desligue a torneira. Em apenas cinco minutos você sabia que joga fora 12 litros de água potável?

> Jamais jogue lixo no chão, não queime o lixo e mantenha limpos os parques da cidade. Também não jogue lixo pelas janelas dos veiculos e plante uma arvore.

 > O consumo de energia elétrica exige a construção de mais usinas e, consequentemente, mais florestas vão sumir. Por isso, mude de hábito; desligue os aparelhos eletrônicos quando não estiver usando, abra as janelas e deixe o sol iluminar sua casa. Adote as lâmpadas fluorescentes que duram até 10 vezes mais e gastam muito menos. E, por fim, desligue as luzes dos ambientes vazios. Tudo isso vai fazer aquela diferença na conta do final do mês e mais ainda na do planeta.

> A maior emissão de gases, responsável pelo aquecimento global, vem da queima dos fósseis, como a gasolina. Que tal deixar o carro um pouco na garagem? Faça compras caminhando até a padaria ou em lugares perto de sua casa.


Outros cuidados:

> Quando estiver em contato com a natureza, não se esqueça de alguns detalhes:respeite os animais, não os maltratem.
Se caso encontrar com algum animal que lhe traga perigo, como uma cobra ou aranhas, jamais as matem (não se esqueça que elas estão na casa delas e que você é o intruso), procure desviar de seu caminho, passar alguns metros longe é o suficiente. Não arranque flores ou folhas das árvores. 
 
> Leve com você sacos plásticos para trazer o lixo de volta. Não faça fogueiras desnecessárias, caso precise fazer uma procure fazer onde já existe restos de fogueiras anteriores, se não houver, evite fazer perto de árvores para não danificar os troncos e as raízes, e quando for embora certifique-se que a fogueira esta totalmente apagada. Não há mais espaços disponíveis para depósito de lixo. Por isso, além de reciclar, temos que diminuir o consumo. 


"Queremos uma justiça social que combine com a justiça ecológica.
Uma não existe sem a outra." (Leonardo Boff)


Nenhum comentário:

Postar um comentário