20 de nov de 2011

''PORQUE PARAR DE FUMAR?''

É do conhecimento de todo fumante que o hábito de fumar é pernicioso e causa muito mal à saúde, tanto para quem fuma quanto de quem convive com ou próximo de fumante(s). Na realidade, esse nefasto vício lhe expõe ao risco de adquirir mais de 13 tipos de câncer e 27 doenças (desnecessário expor aqui em detalhes).
Se você já fuma há muito tempo, pode até pensar que os danos já estão estabelecidos e nada mais se pode fazer no sentido de se beneficiar, caso largue o cigarro, porém esse preceito está muito longe de ser verdadeiro. Está comprovado que os benefícios de parar de fumar começam a ser sentidos em apenas CINCO minutos após ter iniciado, não importando há quanto tempo você tenha fumado e com qual constância.
Você não percebe, mas você pode estar cheirando mal. Suas roupas, seu cabelo, seu hálito, seu carro, e talvez,  sua casa pode estar cheirando mal. Pergunte a um amigo que não fuma e ele confirmará. Talvez, você não ligue, mas você polui o ambiente. Que bom se você sempre se preocupa no local onde fuma e onde joga seus tocos de cigarro.

Já fez as contas de quanto gasta por ano com o seu vício? Já previu o quanto vai gastar com tratamentos médicos no futuro? Seu plano de saúde cobre cirurgias cardíacas, quimioterapia, radioterapia, oxigenioterapia, etc? Ou vai deixar tudo para o serviço de saúde público, pago com os impostos de todos, fumantes e não fumantes?



SOBRE O CIGARRO:

O fumo é principal causa de muitas doenças graves , inclusive o câncer de pulmão e doenças do coração e circulação.

Quem fuma uma carteira de cigarros pôr dia , consome em uma semana , 400mg de nicotina. Consome , em doses "Homeopáticas ", uma quantidade suficiente para matar um ser humano se for consumida de uma só vez.

Todo ano, cerca de  10 mil brasileiros morrem em conseqüência de doenças relacionados ao cigarro.

Depois de acompanhar 6.600 pessoas que vivem com fumantes , a Associação Médica Britânica concluiu que a inalação passiva da fumaça aumenta em 30% os riscos de câncer.

Cada cigarro fumado diminui sua vida em 14 minutos. Meio maço pôr dia significa menos duas horas e 20 minutos.

As mulheres de fumantes estão 19 %  mais propícias a morrer de problemas cardíacos do que as mulheres de não fumantes . Nos homens , o índice é de 23 pôr cento nos casados com mulheres fumantes . O ideal , portanto, é um casamento sem fumaça no meio.

9% da população mundial está ameaçada de morte por doenças relacionadas ao fumo.

Se todas as pessoas parassem de fumar ao mesmo tempo, o índice de câncer cairia em 30% em todo o mundo.

O QUE VOCÊ GANHA PARANDO DE FUMAR?

De acordo com a “American Lung Association”, órgão público de saúde dos EUA voltado a doenças pulmonares, quando o fumante para de fumar, seu corpo inicia uma série de mudanças benéficas, após poucos minutos do último cigarro.
20 minutos após parar de fumar:

- a pressão sanguínea diminui.
- a pulsação cai.

- a temperatura das mãos e pés aumentam.


 em 8 horas:
- o nível de monóxido de carbono no sangue cai ao normal.

- o nível de oxigênio no sangue aumenta e pode chegar ao normal.

 em 24 horas:
- as chances de um ataque cardíaco ou infarto diminui.


em 48 horas:

- as terminações nervosas recomeçam a crescer.
- a capacidade de sentir cheiro e sabor melhora.


após 2 semanas a 3 meses:

- a circulação melhora.
- fica mais fácil caminhar.

- a função pulmonar aumenta.


após 1 a 9 meses:

- a tosse, a congestão dos seios nasais, a fadiga, a falta de ar diminui.

 após 1 ano:
- o excesso de risco de doença cardíaca coronariana diminui para a metade de um fumante.


após 5 anos:
- de 5 a 15 anos após parar de fumar, o risco de derrame reduz ao nível das pessoas que nuncam fumaram.


após 10 anos:
- o risco de câncer de pulmão cai para a metade dos que continuam fumando.

- o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, rins e pâncreas diminui.

- o risco de úlcera diminui.


após 15 anos:

- o risco de doença cardíaca coronariana é semelhante às pessoa que nunca fumaram.
- o risco de morte retorna a um nível próximo de pessoas que nunca fumaram.


E mais, ao parar de fumar você:

- terá hálito mais fresco, cabelos e roupas sem mau cheiro.
- ajudará a reduzir a poluição, parando de poluir.

- se sentirá bem por ter parado.

- se sentirá mais conveniente.
- terá maior controle sobre sua vida.

- se for mulher e parar antes de engravidar, reduzirá o risco de aborto e bebê de baixo peso ao nascer.
- economizará dinheiro: 20 cigarros/dia somará o valor a um pacote de viagem para Disney a cada 4 anos.



 FAÇA SEU PROGRAMA:

· marque uma data para parar. Escolha com cuidado e dê um tempo para fazer todos os preparativos.

· se você fuma vários maços por dia, tente reduzir a um maço por dia antes de parar totalmente.

· antes de para de fumar, evite fumar em locais onde você  “perde”  muito tempo.

· avise a família, os amigos e os colegas de trabalho que vai parar de fumar e peça compreensão e apoio. Se possível, encontre um ou mais amigos não-fumantes que se disponham a atendê-lo e ajudá-lo nas horas mais difíceis.

· remova os cigarros dos ambientes ao seu redor.

Faça também  uma lista de possíveis atitudes, e use uma quando a vontade começar.

Exemplos:

- faça exercícios de respiração profunda.

- beba um copo de água .

- coma um alimento saudável.

- escove os dentes .

- masque um chiclete.

- organize moedas, fichas, canetas, lápis...

- mude de ambiente, saia para caminhar.

- ligue para um amigo.

- tome um banho.

- cante uma música.

- entre em uma “chat room”.

- escreva e-mail, uma carta, um diário.

Obs: A recaída não deve ser vista como fracasso. Tente novamente. Se sentir muita dificuldade procure orientação médica. Somente um profissional poderá avaliar a possibilidade de utilização de outros métodos, como a reposição de nicotina.




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