8 de fev de 2011

''CARL SAGAN''

Carl Sagan foi um astrônomo norte-americano e divulgador apaixonado da ciência. Sagan adicionava um tempero fundamental nas conquistas científicas da humanidade. 
Foi consultor e conselheiro da NASA desde os anos 1950, trabalhou com os astronautas do Projeto Apollo antes de suas idas à Lua, e chefiou os projetos da Mariner e Viking, pioneiras na exploração do sistema solar que permitiram obter importantes informações sobre Vênus e Marte.
Participou também das missões Voyager e da sonda Galileu. E foi decisivo na explicação do efeito estufa em Vênus e o descobrimento das altas temperaturas do planeta, na explicação das mudanças sazonais da atmosfera de Marte e na descoberta das moléculas orgânicas em Titã, satélite de Saturno. 

Recebeu diversos prêmios e homenagens de diversos centros de pesquisas e entidades ligadas à astronomia, inclusive o maior prêmio científico das Américas, o prêmio da Academia Nacional de Ciências. 
Merece destaque seu livro "O Mundo Assombrado pelos Demônios", publicado pouco antes de sua morte, que é uma defesa radical da ciência e da racionalidade humana.
Carl Sagan morreu em 20 de dezembro de 1996, aos 62 anos, de pneumonia, após dois anos de batalha contra uma doença rara da medula óssea chamada mieolodisplasia.



 Palavras de Carl Sagan em sua última entrevista concebida: 


''Criamos uma sociedade baseada em ciência, onde ninguém diz nada sobre ciência.
Há uma mistura combustiva de ignorância e poder, e que cedo ou tarde vai explodir em nossas caras.
A ciência é mais do que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar. Uma forma cética de interrogar o universo, com pleno entendimento da fabilidade humana.
E para quem não está apto a fazer perguntas céticas e interrogar aqueles que nos dizem a verdade,
então estão à mercê do próximo charlatão político e religioso que aparecer.
As pessoas lêem a cotação da bolsa e também páginas financeiras. Vejam o quão complexo

isso é...
Elas sabem a conecção direta para seus próprios interesses, há uma motivação. A maioria
das pessoas são capazes. Conseguem ver as estatisticas do esporte, observe quantas podem fazer isso... entender ciência não é mais difícil, não envolve grandes atividades intelectuais.
Questionando a ciência, em primeiro de tudo, ela não está atrás do que faz nos sentirmos bem,
está atrás do que o universo realmente é.
O que a maioria das doutrinas opositoras fazem, é ir atrás de coisas que fazem nos sentirmos bem,
e não do que é verdade.
A crença na ausência de evidências, acreditar quando não há evidência persuasiva, é um erro.
Se o universo não for de acordo com as nossas predisposições, então temos a obrigação de aceitar
o que o universo é de fato.
Religião tem a ver com história, com poesia, com literatura, com ética e com moral. Porém, a religião se mete em encrenca quando fingi saber alguma coisa sobre ciência.
A ciência na bíblia, por exemplo, foi adquirida pelos judeus durante o cativeiro babilônico em 600 a.C. Era a melhor ciência do planeta na época, mas nós aprendemos muito depois disso.
Catolicismo romano, o judaísmo reformado, e muitas outras denominações protestantes não têm dificuldade com a idéia de que humanos evoluíram de outras criaturas, que a Terra tem 4,6 bilhões de anos, com o big bang... não há problemas com isso.
O problema aparece com as pessoas que tomam a bíblia literalmente, que acreditam que ela foi ditada por um suposto criador do universo para um escrivão infalível.
Quem seria mais humilde, o cientista que olha para o universo com mente aberta e aceita o que quer que ele traga, ou alguém que diz 'tudo neste livro tem que ser considerado verdade literal, e jamais se preocupe com a fabilidade das pessoas envolvidas na escrita deste livro'?''



Algumas frases memoráveis de Sagan:

''O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida.''

''O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente.''

''Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia.''

''A profecia é uma arte inútil. Como é possível que praticamente nenhuma religião importante tenha olhado para a ciência e concluido: 'Isso é melhor do que imaginávamos! O universo é muito maior do que disseram nossos profetas, mais grandioso, mais sutil, e mais elegante'.''

''Se Deus nos quisesse enviar uma mensagem, e escrever em papéis antigos foi a única forma que ele encontrou de fazer isso, ele poderia ter feito um trabalho melhor.''


"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar."

De Carl Sagan, ''O PÁLIDO PONTO AZUL'':

video




2 comentários:

Ministério disse...

Os transplantes de medula óssea cresceram 57,51% nos últimos sete anos. Seja um doador voluntário e faça esse número aumentar. Saiba como ser um doador de medula. É simples, rápido e não dói.

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou HTTP://www.formspring.me/minsaude

edy pabulo disse...

um cara avançado para seu tempo...

" meu ídolo..."

e um dos precurssores gênios do meu tempo..,dentre muitos poucos, como pérolas, de valor inestimável, meu amigo e comteporãneo, carl sagan...

Postar um comentário